Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2008

Sweeney Todd



O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Em sua 6ª parceria, Johnny Depp e Tim Burton conseguiram surpreender. Quem esperava um musical dessa dupla? Ou ainda: quem esperava um musical elogiado pela crítica? Depp surpreendeu nas atuações e Burton na junção de filme musical, ambientado numa Londres gótica e vitoriana, com seu estilo sombrio.

Nas constantes cenas sangrentas, protagonizadas pelo personagem principal Benjamin Barker, Burton brinca, com a intensidade da cor vermelha, descaracterizando a violência e levando a uma obscenidade.

Barker é o alter ego negro de Edward Mãos de Tesoura e isso se evidencia quando ele segura as navalhas e diz: “Finalmente meu braço está completo!”.

A peça Sweeney Todd foi escrita em 1973, pelo dramaturgo britânico Christopher Bond, e em 1979 foi adaptada para a Broadway por Stephen Sondheim. O Sucesso, desde então, fez com que a DreamWorks adquirisse os direitos de filmagem e destinasse às mãos de Burton concretizar o projeto.

Comentários

Sou suspeito para falar de Tim Burton, ou mesmo de Johnny Depp, porque considero ambos autênticos e fora da mesmice de Hollywood, mesmo que eles atuem sob uma diretriz mercadológica e alienante do cinema americano. O que vejo é um ator que sempre interpreta papeis “marginais” invertendo a “marginalidade” dos personagens retirando deles os estereótipos sociais e colocando humanidade em cada um. Já o cineasta revela o lado obscuro e sombrio da vida através de uma outra ótica.

Gostei do filme!

Sinopse

Benjamin Barker (Johnny Depp) retorna à Londres, depois de 15 anos aprisionado, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd, ele, logo, decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja, com um único objetivo: vingar-se do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua esposa Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...